Gato paraquedista: você sabe o que é isso?

Já diz o ditado popular que gato tem 7 vidas. Mas alguns resolvem desperdiçar essas vidas caindo de janelas, o que dá o maior susto em seu tutor, além do alto risco de fraturas e morte. Quem tem gato sabe da sua paixão por alturas e caça a passarinhos e insetos. Quando o bichano vê um destes animais voando do lado de fora da janela, eles não resistem e simplesmente pulam atrás de sua presa. Além disso, não podemos esquecer das quedas acidentais também, pois os felinos são espécies que se assustam facilmente e um acidente é fácil de ocorrer, mesmo o gato sendo um excelente equilibrista. Por mais incrível que pareça, quando os gatos caem de uma altura de sete andares ou mais, possuem a habilidade de rotacionar o corpo para corrigir a postura, abrir os membros como num voo planado (paraquedista) e consequentemente reduzir a velocidade na queda. Desta maneira os gatinhos minimizam as lesões, pois o impacto é distribuído pelo corpo. Porém, quando a queda é de uma altura menor que seis andares não há tempo suficiente para essa rotação e correção da postura, e as lesões por muitas vezes são mais graves.

Agora que você já sabe que seu bichano pode correr esse risco, não deixe de telar sua casa para evitar esse tipo de acidente ocorra. O seu gato pode perder a única vida que ele realmente tem ou, se tiver sorte, ter algumas lesões importantes.

Dra. Gabriela Vieira – clínica geral da Vet Care e profunda conhecedora do Universo Felino, concluiu pós graduação em Medicina Felina.

Anúncios

Uma ideia sobre “Gato paraquedista: você sabe o que é isso?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s