Intermação: o mal do verão

 

intermação

O verão chegou com tudo esse ano e, como nós, os nossos amiguinhos de quatro patas também sofrem com as altas temperaturas. Nessa época do ano temos muitos casos de intermação, principalmente em cães, que vão parar nas emergências com queixa de dificuldade respiratória, muitas vezes já entrando em agonia. E são bastante comuns os casos de morte por conta disso!

Mas você sabe o que é intermação? A intermação, também chamada de hipertermia maligna ou insolação, é o aumento da temperatura corporal causado pela alta temperatura ambiental. Isso acontece principalmente devido a exposição excessiva ao calor e umidade, que podem ocorrer por fatores climáticos como horário e tempo de exposição ou por fatores acidentais como ficar preso em carros ou quartos fechados sem ventilação ou por exercício intenso.

Os principais fatores de risco são a doença prévia respiratória, animais de pelagem escuro e extremos de idade sendo os mais idosos os que mais sofrem devido as doenças cardíacas pré-existentes e a menor/mais lenta resposta do organismo. Cães braquicefálicos (aqueles de focinho curto) também são mais predispostos a sofrerem a hipertermia.

Fique atento ao seu animalzinho quando ele apresentar sinais como respiração ofegante, hipersalivação, hipertermia, taquicardia, vômitos e diarreia com sangue, convulsões e tremores ou mesmo choque.  A primeira atitude a ser tomada nesses casos é banhar o animal com água, especialmente virilha, axilas e cabeça, e correr para o atendimento Veterinário mais próximo.

O ideal é não passear com os seus cãezinhos nos horários de maior calor, especialmente entre 10:00 e 16:00 tanto pela exposição ao sol como pela temperatura do solo que pode queimar suas patinhas, e não deixa-los em locais abafados e sem ventilação adequada. Lembrem-se também de que a oferta de água deve ser constante, e estar sempre fresca.

Dra. Flávia Graça Melo – Clínica geral da Vet Care

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s