Entrevista de hoje com a Dra. Sylvia Azevedo: câncer em nossos melhores amigos.

sylvia e cancer.jpg

Dra. Sylvia Azevedo, nossa consultora na área de oncologia veterinária, nos concedeu uma entrevista sobre o aparecimento de tumores nos nossos melhores amigos.

Vet Care: O aumento da incidência de câncer vem aumentando nos últimos anos também nos animais?

Dra. Sylvia: Sim. Com o avanço da Medicina Veterinária na prevenção e no diagnóstico de doenças e com o número cada vez maior de donos zelosos com seus animais de estimação a longevidade deles é cada vez maior, e o aumento de doenças crônico degenerativas como o câncer se tornou mais aparente.

Vet Care: Quais são os tumores mais comuns?

Dra. Sylvia: Em se tratando de cães, os tumores mais comuns são os tumores de mama, os mastocitomas cutâneos, os linfomas e os melanomas na cavidade oral. Já em gatos são os tumorws de mama, os carcinomas epidermoides (conhecidos como câncer de pele), os linfomas associados aos vírus FIV e FELV.

Vet Care: Existem mesmo raças mais predispostas a terem tumor? 

Dra. Sylvia: Existem sim. Esse fato está relacionado a genética de algumas raças, porém não se deve esquecer que o câncer é uma doença multifatorial. Além da genética, fatores externos como exposição ao sol, poluição ambiental, contato com substâncias carcinogênicas, estresse, tipo de alimentação dentre outros não podem ser esquecidos.

Vet Care: O aumento da incidência do câncer em animais de estimação está relacionado a utilização da ração? 

Dra. Sylvia: Não podemos incriminar as rações. Como mencionei nas respostas acima, além de uma vida mais longa, nossos animais existem outros fatores a serem levados em consideração.

Vet Care: Quais são os sinais clínicos que devemos observar e desconfiar que meu animal tem um tumor?

Dra. Sylvia: Os donos devem ficar atentos ao emagrecimento sem perda de apetite, diminuição brusca da atividade física, aparecimento de nódulos mamários, na pele ou em região das mamas, feridas que não cicatrizam, sangramentos incomuns e outros, com especial atenção a cães com mais de 7 anosde idade.

Vet Care: Existem exames que podem detectar precocemente os tumores?

Dra. Sylvia: Existem alguns exames atualmente possíveis de serem realizados na Medicina Veterinária e outros ainda em estudo. Mas sem sombra de dúvida, a atenção dos donos, o reconhecimento dos sinais clínicos já citados e as visitas regulares ao Médico Veterinário ainda são a melhor forma de se diagnosticar precocemente o câncer.

A Dra. Sylvia Azevedo atende na Vet Care Laranjeiras. Para marcação de consultas, entrar em contato através dos telefones: 2285-9058, 2556-7786, 2556-4945, 3235-6525, 98123-8855 (whats app) ou pelo email secretaria@clinicavetcare.com.br.

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s