Novidade na Vet Care: Fisioterapia veterinária

fisio-melo

Seu cãozinho sofre com as dores da melhor idade? Sofreu algum acidente, trauma ou fez cirurgia recente? Não perca as esperanças, ele pode sim se recuperar com um programa de reabilitação e ter uma vida normal e sem dor. A Dra. Flávia Graça Melo, que trabalha com fisioterapia veterinária, explica abaixo os benefícios dessa especialidade.

A fisioterapia é muito utilizada em casos ortopédicos, neurológicos, endócrinos e em pacientes de CTI, sendo os principais beneficiados os idosos, animais com patologias associadas como câncer, obesidade, problemas cardíacos e nefrológicos, pacientes em pós-operatórios ou que sofreram acidentes, e os refratários a tratamentos convencionais. É uma especialidade pouco invasiva, tem pouco efeito colateral, pouca contraindicação, ótima interação com fármacos e ótima aceitação do paciente.

Na fisioterapia podem ser utilizadas uma variedade de tratamentos e modalidades. As principais utilizadas são:

  • Terapia manual com alongamentos e massagens como relaxante e drenagem linfática;
  • Cinesioterapia, que inclui uso terapêutico de exercícios com fins preventivos e/ou curativos;
  • Termoterapia: realizada com ultrassom, utiliza calor profundo para diversas terapias;
  • Crioterapia, que utiliza o frio como tratamento;
  • Hidroterapia, que utiliza piscinas e esteiras aquáticas para condicionamento e reabilitação;
  • Laserterapia que se utiliza da luz, que é considerada uma das formas mais antigas de terapia;
  • Eletroterapia com uso de correntes elétricas sendo as mais comum o TENS e FES, também muito utilizados na Medicina Humana e com diversas aplicações.

Muitos são os recursos que podem ser utilizados, tendo como objetivo tirar ou minimizar a dor do paciente, melhorar a amplitude de movimento, tirar a rigidez articular e melhorar a força muscular em casos de paraplegia, e acelerar a recuperação pós cirúrgica.

Baseado em toda uma avaliação clínica minuciosa, o fisioterapeuta pode montar um plano de cuidados e um programa semanal de sessões, que possam ter uma boa e rápida resposta do paciente. Esse plano é individualizado e feito de acordo com cada história clínica e lesão.

Sendo assim, a reabilitação animal tem várias aplicações clínicas visando a recuperação, manutenção e promoção da melhor funcionalidade física, do bem-estar e da qualidade de vida do paciente, quando estes estão relacionados a distúrbios de locomoção ou de saúde. Engloba o cuidado com o paciente em todos os aspectos, e visa promover a qualidade para nossos animaizinhos, para que possam levar a vida da forma mais normal e feliz possível.

Dra. Flávia Graça Melo – Fisioterapia Veterinária

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s