Mamãe, morro de medo desse barulho!

cat-dog-fireworks.jpg

Os animais são um dos mais prejudicados com a queima de fogos durante as festas de fim de ano.  Isso porque o cão e o gato são capazes de captar muito melhor os sons que nós humanos. Enquanto o homem pode perceber ondas sonoras  na frequência de 16 a 20.000 hertz, o cão tem capacidade de ouvir frequências de 10 a 40.000 e o gato até 65.000…  Ja imaginou a barulheira que deve ser pra eles? Então, como fazer para que seu pet fique mais calmo e em segurança nesse momento tão assustador:

– Evite fugas: feche bem as portas e as janelas. No desespero, cães e gatos tentam fugir, o pânico desorienta o animal, que tende a correr desesperado e sem destino.

– Crie um refúgio: coloque seu bichinho em um lugar onde ele se sinta seguro. Mantenha a luz acesa, em ambiente fresco e deixe a TV ou rádio ligados.

– Tampões: pôde-se fazer uso de tampões de algodão nos ouvidos, para abafar o barulho dos fogos minutos antes – não esqueça de retirá-los

–  Identifique seu animal: coleiras com plaquinhas com nome do animal e tutor, e  telefones, são importante no caso de fuga. Então mantenha-os identificados nessas datas.

– Acalme-o: homeopatia, florais e acupuntura podem diminuir o medo e a ansiedade do seu animal. Mas esses tratamentos devem ser feitos ao longo do ano. Consulte seu veterinário.

E é claro, caso possa ficar com eles durante a queima de fogos, tente distrai-lo com aquelas brincadeiras que ele mais gosta! Eles merecem, afinal são nossos maiores companheiros!

Boas Festas!

Dra. Gabriela Vieira – atendimento de clínica geral e medicina de felinos na Vet Care

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s