VAI VIAJAR COM SEU PET? O QUE É PRECISO?

download

Se você está querendo viajar com seu pet, seja de carro, onibus ou avião, é importante que antes você o leve para uma consulta com seu medico veterinário para que todo o tramite de viagem seja explicado e o animal seja avaliado.

Viagens nacionais

Em voos nacionais dentro do Brasil, além do certificado veterinário você deverá apresentar a carteira de vacinação atualizada do animal, além de um certificado de vacinação antirrábica. No momento do embarque você deverá preencher um formulário de responsabilidade pelo transporte do animal. É importante que nas viagens de avião saiba-se quais regras a companhia aérea exige para o embarque do animal, para que não haja nenhum problema na sua viagem.

O certificado de vacinação antirrábica é exigido para animais com mais de 3 meses de idade. A vacina deve ter sido aplicada entre 30 dias e 1 ano antes da data de embarque. Filhotes com menos de 3 meses de idade que, portanto, não tenham tomado a primeira vacina, somente poderão embarcar com autorização expressa do veterinário responsável.

Para viagens de ônibus nacionais, faz-se necessário também  que o tutor tenha em mãos a carteira de vacinação em dia e o atestado médico veterinário.

 

Viagens Internacionais

download (1)

A documentação para voos internacionais varia de acordo com o país de destino, por isso fique de olho! Para saber quais são os documentos exigidos no país que você vai visitar, acesse o site do ministério da agricultura (http://www.agricultura.gov.br/assuntos/vigilancia-agropecuaria/animais-estimacao) ou consulte diretamente o consulado do país em questão. Você deverá apresentar os documentos em 2 vias: uma original e uma cópia para ser anexada à caixa de transporte. No embarque, você também deverá preencher um formulário de responsabilidade.

Entenda os documentos que alguns países exigem para sua viagem:

  • Certificado Zoossanitário Internacional (CZI): emitido pelo serviço sanitário oficial do país de origem ou de procedência do animal, tem como objetivo garantir o cumprimento das condições sanitárias exigidas para o trânsito internacional de animais até o país de destino. A validade varia conforme as regras de cada país.
  • Atestado de saúde: é emitido pelo veterinário e tem validade de 10 dias desde a emissão.
  • Carteira de vacinação: certificado de vacinação antirrábica exigido para animais com mais de 3 meses de idade. A vacina precisa ser aplicada entre 30 dias e 1 ano antes do embarque. Filhotes com menos de 3 meses de vida e que, portanto, não tenham tomado a primeira vacina, só poderão embarcados com autorização expressa do veterinário.
  • Microchip/tatuagem: implantado no corpo do animal, tem um código alfanumérico de identificação. Alguns países exigem que seja feita a colocação de chip antes do embarque do animal.
  • Laudo de sorologia: uma amostra de sangue é enviada para análise de um dos 2 laboratórios credenciados pela União Europeia (UE) no Brasil (Laboratório de Zoonoses e Doenças Transmitidas por Vetores do Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo e Instituto Pasteur) ou para outro laboratório igualmente credenciado pela Comunidade Europeia no exterior. A coleta do sangue do animal deve ser feita 90 dias antes do embarque.

 

    Em caso de duvidas, procure seu veterinário!!! Isso evita problemas durante a ida do seu companheiro para sua viagem tão esperada! Ele também irá te orientar quanto as medicações indicadas para cada viagem.

 

Dra.Gabriela Vieira – Clinica Geral e Especialista em Medicina Felina

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s