Os cães obesos e as festas de final de ano

 

cachorro-e-natal

As festas de fim de ano vem aí e com elas geralmente caprichamos na mesa. Muitos presentes, muita comida, barriga cheia! Mas sabe o que deve se manter balanceada? A alimentação de nossos pets! Aliás, o ano inteiro deve se manter assim, para evitarmos um mal crescente entre eles: a obesidade!

A obesidade é definida como o estado de acúmulo excessivo de tecido adiposo, ou seja, excesso de gordura corporal em relação à massa magra. É definida como doença pela Organização Mundial da Saúde e causa a morte de milhões de pessoas por ano. Mas há algum problema no fato dos nossos melhores amigos serem gordinhos? Há sim! O excesso de peso não envolve somente um problema mecânico, fazendo com que eles apresentem um peso além do que sua anatomia suporta. Vai muito além disso. Temos problemas metabólicos, endocrinológicos, importantes que se desenvolvem.

O tecido adiposo também produz substâncias inflamatórias por exemplo, chamadas adipocinas, que portanto estão implicadas com um padrão inflamatório no corpo, gerando dor! Isso mesmo, dor, desconforto! Termina por aí? Não, não. Também predispõe a doenças hormonais como a diabetes, promove acúmulo de gordura no fígado, rins, diminuindo a função desses órgãos, doenças nas articulações, complicações respiratórias, hipertensão e consequentemente diminuindo qualidade de vida e longevidade!

A vida sedentária e uma alimentação não balanceada contribuem e muito para a obesidade. Seu animal está acima do peso? Você consegue avaliar se está? Apresenta alguma alteração metabólica por conta disso? E doença hormonal que contribua para a obesidade? A Endocrinologia pode te ajudar nesse processo! Então já sabe, nada de deixar seu animal se exceder quanto ao peso!

Dr. Rodrigo Brum – endocrinologia veterinária

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s