Lesão de reabsorção dentária felina

cat-teeth-thumb (1)

Se você tem um gatinho em casa, é capaz de já ter escutado sobre a lesão de reabsorção dentária felina. Quer saber mais um pouco sobre ela? A Dra. Claudia Youle, especialista em odontologia veterinária, nos explica melhor:

“A lesão de reabsorção dentária felina é uma doença que comumente acomete os dentes dos felinos. Infelizmente os pesquisadores que estudam essa doença ainda não conseguiram isolar sua causa direta, mas sabemos que algo em seu organismo estimula células (odontoclastos) a retirarem o cálcio que formam os dentes. O resultado é que os dentes ficam quebradiços, a gengiva ao seu redor inflama e se, chegar até à polpa dentária (parte viva do dente onde ficam vasos sanguíneos e nervos), podem causar bastante dor. Muitas vezes os gatinhos se tornam ariscos, agressivos, perdem peso por não conseguirem comer.”

lerof 2

Se você perceber que seu gato anda se escondendo pela casa, está colocando as patinhas na boca como se tentasse remover algo, se ele grita quando bebe água ou come e ao abrir a boca você percebe a gengiva inflamada, está na hora de levar seu amigo para um atendimento especializado em odontologia.

Fique atento a esses sinais e sintomas e consulte um dentista veterinário para realizar um exame completo da cavidade oral. Seu gato conta com você para zelar por sua saúde!

Deixe um comentário