Ultrassonografia em cães e gatos: tire suas dúvidas

foto us

A ultrassonografia é um método que produz em tempo real imagens em movimento das estruturas e órgãos do interior do corpo. Pode ser usado para fins preventivos, diagnósticos ou como acompanhamento de tratamentos. Entre as vantagens do ultrassom está a de ser de um método de captura de imagem não invasivo, sem usar radiação ou necessitar de anestesia.

Confira algumas das dúvidas mais comuns sobre a ultrassonografia e suas respectivas respostas:

1 – Como é feito o exame de ultrassonografia?

O exame consiste em fazer deslizar sobre a pele, com ajuda de um gel, um pequeno aparelho chamado transdutor, que emite ondas sonoras de alta frequência, que são captadas de volta sob a forma de eco. Como cada órgão e estrutura tecidual têm uma densidade específica, os tempos de retorno dos ecos devolvidos por eles são diferentes e são traduzidos na tela, formando uma imagem captada por um computador.

2- Para que serve o gel ultrassonográfico?

O gel usado em ultrassonografia é a base de água não causando alergia e/ou irritação na pele. É usado para facilitar o deslizamento do transdutor pela pele, neutralizar a interferência do ar no contado e fazem uma camada de afastamento possibilitando a visualização de estruturas superficiais.

3 – É preciso tosar a barriga do meu pet?

Infelizmente alguns vezes se faz necessário a tosa do local a ser avaliado para facilitar o contato do transdutor na pele e minimizar a presença do ar no local possibilitando assim a visualização das estruturas a serem estudadas. A tosa é feita com um aparelho próprio para isso e não causa dor.

4- A ultrassonografia é um exame seguro?

Sim, é um exame completamente seguro.

5 – É exigido algum preparo prévio antes da ultrassonografia?

A falta de preparo prévio não impossibilita o exame, mas como gás em alça intestinal dificulta a visualização de algumas estruturas, o ideal é que o paciente fique em jejum de 6 a 8 horas e com a repleção da bexiga.

6 – Este exame causa dor?

É um exame não invasivo e indolor que fornece imagens dinâmicas em tempo real, sem o uso de radiação ou anestésicos.

7- Meu pet é muito bravo. Precisa ser sedado para a realização do exame?

Não. O máximo que pode acontecer é ser necessário o uso de fucinheira e/ou toalhas e/ou malhas de contenção. Nenhum tipo de contenção causa dor ao animal q normalmente durante o exame acabam relaxando e cooperando quando se dão conta q nada de ruim ira acontecer.

8 – Existem contraindicações?

Não. Todos podem fazer este exame.

9- Qual a posição que o meu pet vai ficar?

A melhor posição para a realização do exame é em decúbito dorsal ,ou seja, de barriga p cima. Eles são deitados com todo o cuidado e carinho em uma calha de espuma grossa forrada na qual ficam confortavelmente durante todo o exame.

10- Quanto tempo demora o exame?

O exame é operador dependente mas o comportamento do pet também deve ser levado em consideração. Normalmente leva entre 30 minutos a 1 hora de duração.

Tem mais dúvidas a respeito desse exame? Envie para gente!

Dra. Elida Gripp Manheimmer – ultrassonografia veterinária

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s