VOCÊ SABIA QUE SEU PET TAMBÉM PRECISA USAR FILTRO SOLAR?

Protetor-Solar_pets-usam

Não sabia? É verdade! Cães e gatos, assim como nós, também precisam de proteção solar. Muitas raças possuem a pele sensível e sofrem danos causados pela exposição excessiva às radiações solares. Isso acontece principalmente nos animais albinos, de pele clara, despigmentada e com pouca cobertura pilosa, podem sofrer queimaduras solares e desenvolver sérios problemas dermatológicos.

Algumas dermatopatias (doenças de pele) estão relacionadas diretamente com o fato dos animais ficarem expostos à radiação ultravioleta (UV). Processos inflamatórios resultantes da exposição aos raios UV incluem liberação de ácido araquidônico e seus metabólitos, aumento de radicais livres e danos celulares imediatos e tardios. Uma das consequências mais graves da dermatite causada pela exposição prolongada à radiação solar é a lesão pré-cancerígena chamada de ceratose actínica e, em casos mais avançados, o carcinoma espinocelular ou câncer de pele, assim como acontece em nós humanos.

images

Quais animais precisam de Protetor Solar?

Alguns animais são mais sensíveis à radiação solar, portanto precisarão de uma maior proteção. Estão inclusos nesse grupo de animais raças com histórico de câncer de pele ou outros problemas cutâneos; os animais albinos ou com algum tipo de despigmentação, e os com pouco pelo.

As áreas mais afetadas são as orelhas e o focinho, pois ficam mais expostos ao sol do que as demais, e por isso a atenção deve ser redobrada! Entretanto,  algumas raças desenvolvem melanoma ou dermatites causadas pelo sol, também na região do tronco.

protetor_solar

No caso dos cães, as raças mais predispostas são Boxer da cor branca, Dálmata, Wippet, Stattfordshire Terrier americano e o Bull Terrier da cor branca. E quando falamos dos felinos, gatos pelados, como da raça Sphynx, precisam usar protetor solar diariamente em todo o corpo, mesmo que ele não saia de casa, eles precisam ser protegidos de forma especial, pois ele não possui nenhuma proteção natural contra as agressões do sol na pele. Além é claro, dos gatinhos de cor branca que também precisarão de uma atenção especial com o sol, pois quanto mais claro forem os pelos do animal, mais intensificada deve ser a proteção pelo corpo todo.

O meu protetor solar, serve para o meu animal?

O protetor usado por seres humanos pode ser passado também nos cães e gatos, mas em caso de prescrição veterinária. Entretanto, existem protetores solares de fatoração 30 fabricados exatamente para as especificações dos animais, com uma fórmula que evita alergias e coceiras, sendo por esse motivo mais recomendável.

É importante conferir se o protetor solar é a prova de água e de rápida absorção, e se não ficam muito pegajosos, pois pode incomodar seu pet. É necessário, que o animal não se lamba logo após a aplicação do produto, até que ele seja absorvido e suas propriedades à prova de água façam efeito. Daí também a importância de comprar uma formulação exclusiva para cães e gatos, porque seu animal deve ser protegido de uma ingestão acidental do produto, o que é muito provável.

     Dicas para você proteger seu amigo:

  • Aposte em produtos de uso veterinário com fator de proteção solar de, no mínimo, 30 – principalmente nas regiões mais quentes do Brasil.
  • Na falta de um protetor solar de uso pet, vale o nosso filtro mesmo — desde que seja resistente à água, sem perfume e hipoalergênico.
  • Passe o creme nas áreas sem pelo: barriga, orelha e na ponta do focinho.
  • Não recomenda-se expor animal ao sol entre os horarios de 10 e 16 horas (nas cidades com horário de Verão, é indicado após as 19 horas, quando o sol já está se pondo) – principalmente se ele for de uma raça mais suscetível ao câncer de pele.

Com essas dicas tenho certeza que você irá proteger bem seu peludo da radiação solar, e ter um Verão de muitos passeios felizes, mas colocando a saúde sempre em primeiro lugar!

Dra.Gabriela Vieira – Clinica Geral e Especialista em Medicina Felina

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s