Calor X Raças Braquicefálicas

4

Neste Verão, lembramos aos tutores dos nossos apaixonantes braquicefálicos (animais de focinho curto), como Bulldogs, Shih Tzu, Boxer, Pug e os gatos das raças Himalaia, Persa, Exótico, entre outros, que a atenção é redobrada com o calor em nossa cidade!

Esses animais, por apresentarem o focinho achatado, têm grande dificuldade em fazer trocas gasosas, devido ao estreitamento das vias aéreas. A troca de calor/liberação de calor que é feita nos processos de inspiração e expiração, é extremamente dificultada, levando aos nossos amigos a terem aumento de temperatura corporal. Isso faz com que ocorram problemas como: desmaios e intermação, afetando o sistema cardiorrespiratório e hematológico desses pacientes.

Atualmente, uma solução para melhorar a qualidade de vida dos nossos pacientes braquicefálicos, é o procedimento cirúrgico de rinoplastia.

6

 

Como??? Plástica no nariz do meu peludo??? SIM, pois nossos amigos de focinho curto, que fazem muito esforço inspiratório para levar o ar até o pulmão, conseguem respirar muito melhor! Desta forma, minimizamos a progressão das alterações de vias aéreas, diminuindo também alterações secundárias, como: problemas gastrointestinais, podendo evitar inclusive em alguns casos, até mesmo a morte súbita. Já é comprovado, que o procedimento de rinoplastia gera aumento da expectativa de vida nos animais submetidos a ele.

Mas o animais que ainda não têm a rinoplastia feita, algumas medidas devem ser preconizadas, para evitar que hiperaqueçam em dias de muito calor, tais como:

  • realizar os passeios nos horários mais frescos do dia: antes das 9h e após as 19 horas da noite
  • ter grande oferta de água fresca sempre
  • deixa-los sempre em ambientes frescos, se possível com ventiladores ou ar condicionado
  • dar banhos frios nos dias quentes, e deixá-los secar naturalmente

images (1)

Se, ao passear com seu pet, perceber que ele está demonstrando letargia, olhar desanimado, respiração ofegante, língua de coloração arroxeada e fraqueza muscular, procure imediatamente a nossa equipe, pois isso pode ser fatal!

Preze pela qualidade de vida do seu cão,eles podem respirar melhor!!!!

Dr.Ivan Gregório – Clinico Geral e Intensivista Veterinário 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s